Sexta-feira, 14 de Maio de 2010

Dicas para a Época de Exames

 

 

   

 

 

 

     Uma época terrível se aproxima...a época de exames!! É uma época de grande desgaste psicológico e que por vezes não conseguimos ter o devido rendimento. Queres saber o que fazer para ultrapassar melhor essa fase? Continua a ler... ;)

 

1)Começa por definir um horário de estudo. Organiza o teu dia de maneira a teres tempo para estudar. Cada pessoa é uma pessoa, e uns preferem estudar durante a manhã/tarde/noite...certo é que não há um horário ideal;

 

2)Não deixes acumular matéria. Se achas que já estás a começar a acumular matéria opta por te agarrar já! Mais vale tarde que nunca;

 

3)O ambiente de estudo é essencial que seja um local calmo, claro e bem ventilado, e de preferência que seja do teu agrado. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a tua atenção, como rádio, televisão, telefone, computador. Jamais estudes deitada, na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta, para não perder a concentração; 

 

4)É importante que na hora de estudar estejas bem alimentada,pois a fome prejudica os estudos, o raciocínio, e o entendimento do conteúdo;

 

5)Mete o sono em dia. Dorme no mínimo 8 horas por noite;

 

6)Faz intervalos durante o estudo. Podes ir passear o cão, dar um passeio, ..., enquanto o fazes podes fazer uma revisão ao que estudaste. Assim percebes se o tempo investido a estudar está a dar resultado ou não;

 

 

 

 

    A alimentação é uma parte muito importante, por isso deves abastecer o teu organismo com alimentos ricos em hidratos de carbono (pois são eles que fornecem a glucose) de modo a que o cérebro vá buscar a energia de que necessita. E que alimentos são esses? São essencialmente cereais, leguminosas, frutos, tubérculos e legumes: pão, arroz, massas, cereais de pequeno-almoço, feijão, grão, ervilhas, batata são alguns dos alimentos que devem integrar as refeições de quem estuda para exames.

    Um dia de estudo pode, por exemplo, começar com um pequeno-almoço à base de leite com cereais integrais e frutos secos. A meio da manhã deve ser feito um intervalo, tempo para um iogurte ou uma peça de fruta. Ao almoço é indispensável uma sopa de legumes, seguida de carne ou peixe, mas qualquer um deles acompanhado de arroz ou massa, batatas cozidas ou leguminosas. Uma salada crua deve completar a refeição, sendo que este menu deve ser semelhante ao jantar. À tarde deve repetir-se o lanche da manhã.

    Chegado o dia do exame, deve manter-se o cuidado com a alimentação. E a regra número 1 é nunca sair de casa sem um bom pequeno-almoço. Leite meio gordo, cereais e fruta, ou pão e queijo, devem integrar o desjejum do dia "D", com o cuidado de não ingerir qualquer alimento que seja estranho à rotina alimentar, já que o organismo pode reagir, causando indisposição.

 

 

 

 

Espero que tenham gostado ;)

Qualquer dúvida ou seugestão é s+o deixarem um comentário!

publicado por NearlyThoughts às 22:34
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1 comentário:
De Inês a 15 de Maio de 2010 às 15:37
Olá! Adorei o post!

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Bjs

Obrigada


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